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Ferrari 125 sport do ano de 1947 ficha técnica

Foi o primeiro carro a ostentar o nome Ferrari, sendo lançada oficialmente em 1947. Ela marcou o início da lendária história da marca italiana e foi criada por Enzo Ferrari, com projeto técnico de Gioachino Colombo, engenheiro que havia trabalhado anteriormente para a Alfa Romeo.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica Ferrari – Tábata Miyuki – Colunista

Ficha Técnica

Motorização

  • Tipo de motor: Colombo V12 a 60º;
  • Código: Tipo 125;
  • Cilindrada total: 1.496,77 cm³ (1,5 L);
  • Diâmetro x curso: 55 mm × 52,5 mm;
  • Taxa de compressão: 9,5:1;
  • Alimentação: 3 carburadores Weber 30DCF;
  • Potência máxima: 118 cv (87 kW) a 6.800 rpm;
  • Torque estimado: ~110 Nm;
  • Válvulas por cilindro: 2;
  • Distribuição: Comando simples no cabeçote (SOHC);
  • Lubrificação: Cárter úmido.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Chassi e Suspensão

  • Chassi: Tubular de aço (tipo Treillis);
  • Carroceria: Alumínio (roadster de corrida – tipo barchetta);
  • Suspensão dianteira: Independente com molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.

Freios

  • Freios dianteiros e traseiros: A tambor nas quatro rodas (com comando mecânico).

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 210 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 7 segundos (estimado);
  • Peso: 650 kg (peso seco);
  • Relação peso-potência: ~5,5 kg/cv.

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento: ~3.820 mm;
  • Largura: ~1.400 mm;
  • Altura: ~1.070 mm;
  • Entre-eixos: 2.420 mm;
  • Tanque de combustível: ~65 litros.

Histórico em Corridas

  • Estreia: 11 de maio de 1947 – Circuito di Piacenza;
  • Vitórias: Primeira vitória em 25 de maio de 1947 – GP de Roma (dirigido por Franco Cortese).

Produção

  • Unidades produzidas: Apenas 2 (ambas desmontadas posteriormente);
  • Designer: Gioachino Colombo (motor), Giuseppe Busso e Enrico Nardi (colaboradores técnicos).

Catálogo de cores

As Ferrari 125 S de 1947 foram pintadas em tons de vermelho, seguindo a tradição italiana de utilizar o “Rosso Corsa” (vermelho de corrida) como cor nacional para carros de competição. No entanto, há registros que indicam variações nessa tonalidade:

Rosso Corsa Alfa Romeo: A primeira Ferrari 125 S a competir manteve o “Rosso Corsa” tradicional utilizado pela Alfa Romeo, marca com a qual Enzo Ferrari teve forte ligação antes de fundar sua própria empresa.

Rosso Amaranto: Algumas representações e modelos em escala da 125 S apresentam a cor “Rosso Amaranto”, um vermelho mais escuro e profundo, sugerindo que essa tonalidade também pode ter sido utilizada nas versões originais.

Embora não exista um catálogo oficial de cores para a Ferrari 125 S de 1947, é evidente que o vermelho, em suas variações, foi a escolha predominante, refletindo tanto a tradição italiana quanto a identidade nascente da marca Ferrari.

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