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Ferrari 250 S ano 1952 Ficha Técnica da fera que alcançava 250 km/h

A Ferrari 250 S de 1952 foi o primeiro carro da lendária série 250, uma linhagem que se tornaria a mais icônica da história da Ferrari.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica Ferrari – Tábata Miyuki – Colunista

Ela marcou o início de uma era de domínio tanto nas pistas quanto nas estradas, graças à combinação de engenharia avançada, design refinado e desempenho excepcional.

Ficha Técnica

Motor

  • Tipo: V12 a 60°, dianteiro longitudinal;
  • Desenvolvimento: Projeto de Gioachino Colombo, com aprimoramentos de Aurelio Lampredi;
  • Cilindrada total: 2.953,21 cm³;
  • Diâmetro x curso: 73 x 58,8 mm;
  • Taxa de compressão: 9:1;
  • Potência máxima: 169 kW (230 cv) a 7.500 rpm;
  • Alimentação: 3 carburadores Weber 36 DCF;
  • Ignição: 1 vela por cilindro, 2 bobinas;
  • Lubrificação: Cárter úmido;
  • Distribuição: Comando simples no cabeçote (SOHC), 2 válvulas por cilindro;
  • Aspiração: Natural.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 5 marchas + ré;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco seco.

Suspensão e Direção

  • Dianteira: Independente, braços duplos desiguais, mola de lâmina transversal inferior, amortecedores hidráulicos;
  • Traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas longitudinais, amortecedores hidráulicos;
  • Direção: Engrenagem de setor e sem-fim.

Freios e Pneus

  • Freios: A tambor nas quatro rodas;
  • Pneus dianteiros: 5.50 x 16;
  • Pneus traseiros: 6.00 x 16.

Dimensões e Peso

  • Comprimento: 3.800 mm;
  • Largura: 1.570 mm;
  • Altura: 1.400 mm;
  • Entre-eixos: 2.250 mm;
  • Bitola dianteira: 1.278 mm;
  • Bitola traseira: 1.250 mm;
  • Peso (seco): 850 kg;
  • Tanque de combustível: 150 litros.

Desempenho

  • Velocidade máxima: 250 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Não especificada.

Histórico de Competição

  • 1952 Mille Miglia: Vitória com Giovanni Bracco e Alfonso Rolfo;
  • 12 Horas de Pescara (1952): Vitória com Giovanni Bracco e Paolo Marzotto;
  • 24 Horas de Le Mans (1952): Volta mais rápida com Alberto Ascari; abandonou devido a falha na embreagem.

Design e Exclusividade

  • Carroceria: Tipo berlinetta de dois lugares, desenhada por Giovanni Michelotti e construída pela Vignale;
  • Chassi: Estrutura tubular de aço tipo “Tuboscocca”;
  • Produção: Apenas 1 unidade produzida, número de série 0156ET.
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Ficha Técnica Ferrari

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