A Ferrari 250 S de 1952 foi o primeiro carro da lendária série 250, uma linhagem que se tornaria a mais icônica da história da Ferrari.

Ficha Técnica Ferrari – Tábata Miyuki – Colunista
Ela marcou o início de uma era de domínio tanto nas pistas quanto nas estradas, graças à combinação de engenharia avançada, design refinado e desempenho excepcional.

Ficha Técnica
Motor
- Tipo: V12 a 60°, dianteiro longitudinal;
- Desenvolvimento: Projeto de Gioachino Colombo, com aprimoramentos de Aurelio Lampredi;
- Cilindrada total: 2.953,21 cm³;
- Diâmetro x curso: 73 x 58,8 mm;
- Taxa de compressão: 9:1;
- Potência máxima: 169 kW (230 cv) a 7.500 rpm;
- Alimentação: 3 carburadores Weber 36 DCF;
- Ignição: 1 vela por cilindro, 2 bobinas;
- Lubrificação: Cárter úmido;
- Distribuição: Comando simples no cabeçote (SOHC), 2 válvulas por cilindro;
- Aspiração: Natural.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas + ré;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco seco.

Suspensão e Direção
- Dianteira: Independente, braços duplos desiguais, mola de lâmina transversal inferior, amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas longitudinais, amortecedores hidráulicos;
- Direção: Engrenagem de setor e sem-fim.
Freios e Pneus
- Freios: A tambor nas quatro rodas;
- Pneus dianteiros: 5.50 x 16;
- Pneus traseiros: 6.00 x 16.
Dimensões e Peso
- Comprimento: 3.800 mm;
- Largura: 1.570 mm;
- Altura: 1.400 mm;
- Entre-eixos: 2.250 mm;
- Bitola dianteira: 1.278 mm;
- Bitola traseira: 1.250 mm;
- Peso (seco): 850 kg;
- Tanque de combustível: 150 litros.

Desempenho
- Velocidade máxima: 250 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Não especificada.
Histórico de Competição
- 1952 Mille Miglia: Vitória com Giovanni Bracco e Alfonso Rolfo;
- 12 Horas de Pescara (1952): Vitória com Giovanni Bracco e Paolo Marzotto;
- 24 Horas de Le Mans (1952): Volta mais rápida com Alberto Ascari; abandonou devido a falha na embreagem.

Design e Exclusividade
- Carroceria: Tipo berlinetta de dois lugares, desenhada por Giovanni Michelotti e construída pela Vignale;
- Chassi: Estrutura tubular de aço tipo “Tuboscocca”;
- Produção: Apenas 1 unidade produzida, número de série 0156ET.



